Lula diz à imprensa mexicana que a “antipolítica de Bolsonaro será derrotada nas urnas”WSCOM

Portal WSCOM / La Jornada

Em viagem ao México para um encontro com o presidente Andrés Manuel López Obrador, o ex-presidente Lula (PT), em entrevista ao jornal ‘La Jornada’, falou sobre a disputa eleitoral para a presidência da República, no Brasil, entre outros temas, e disse que a “antipolítica do atual presidente Jair Bolsonaro será derrotada nas urnas”.

“O Brasil está sendo destruído. As pessoas estão empobrecidas… Temos 116 milhões de pessoas vivendo em insegurança alimentar, o Brasil voltou ao mapa da fome. Temos um governo que não governa de verdade, que foca na mentira e não respeita absolutamente nada. Não respeita indígenas, negros, mulheres… e trata governadores e prefeitos como inimigos. Esse governo desastroso, que é resultado direto do sentimento antipolítico de que as elites, com a ajuda dos setores midiáticos, plantadas no Brasil, serão derrotadas este ano nas urnas”, disse Lula ao ‘La Jornada’.

A antipolítica, continua Lula, foi a resposta das elites que nunca aceitaram governos que atuassem de forma independente e pelos mais pobres. “A ideia de que os filhos dos pobres pudessem ingressar nas universidades, graças a programas de ação afirmativa e apoio financeiro, nunca foi aceita pelas elites”.

Não conseguindo derrotar democraticamente os governos progressistas, as elites criaram “uma espécie de antipolítica” e, com o apoio da grande mídia, promoveram o afastamento de Dilma e o processo judicial contra o próprio Lula.

“Qual é o resultado disso? Foi Bolsonaro, que em três anos de governo já teve um impacto tão violento no aumento de mortes que a expectativa de vida dos brasileiros foi reduzida em quatro anos. O Brasil é o segundo país com mais mortes por Covid, há fome e as armas estão espalhadas pela sociedade. Portanto, a rejeição (de Bolsonaro) pelo povo brasileiro é imensa, como mostram todas as pesquisas”, frisa o ex-presidente.

JÁ SE SENTE PRESIDENTE?

Questionado pelo periódico mexicano se já se vê na presidência do Brasil, Lula foi direto: Já fui candidato muitas vezes e já fui presidente. Eu nunca me veria como presidente antes das eleições, isso seria um grande erro”.

E, complementou: “Sou um ex-presidente que está avaliando, conversando com muitas pessoas (para decidir) se serei candidato novamente, uma decisão que devo tomar quando voltar do México. Eu tenho uma vantagem e um desafio. Tive muito sucesso como presidente, saí com 87% de aprovação, com o Brasil crescendo 7,5% ao ano e um grande papel no cenário internacional. Tudo isso com democracia, liberdade de imprensa, liberdade de expressão. As pessoas se lembram disso. E meu desafio é voltar, fazer melhor do que já fiz, com toda a experiência e aprendizado que tive ao longo dos anos.

FORÇAS CONSERVADORAS

Ainda durante a entrevista, Lula disse não descartar que as forças conservadoras pretendam impedir sua eventual vitória. “A batalha para restaurar a democracia plena no Brasil será difícil, mas estou otimista. O povo brasileiro já está farto dessa anomalia que vivemos e um democrata será eleito em 2022. O desafio de governar e reconstruir o Brasil é maior do que vencer as eleições”, afirmou.

– CLIQUE AQUI e leia a entrevista na íntegra.