Missas na Paraíba marcam o início da quaresma e abertura da Campanha da Fraternidade 2022PBAGORA

Com a Quarta-feira de Cinzas, a Igreja Católica começa a comemorar o período de Q uaresma, que é um tempo litúrgico de 40 dias em preparação para a Páscoa . Além da abertura da Quaresma, a Quarta-feira de Cinzas, também marca o inicio da Campanha da Fraternidade, organizda pela C onferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB que este ano tem como tema “ Fraternidade e Educação ” e o lema bíblico “ Fala com sabedoria, ensina com amor “.

 

A abertura será, pelo segundo ano consecutivo, em formato virtual, por causa da  pandemia de Covid-19 . Conforme a CNBB, é a terceira vez que a educação é abordada na Campanha da Fraternidade  – em 1982 e em 1998, o assunto também foi o motivo de reflexão proposto.

 

Na Paraíba, uma vasta programação marca o inicio da Quaresma, tempo de penitência, jejum e orações. Em João Pessoa, a Arquidiocese Metropolitana de João Pessoa decidiu descentralizar a programação. Na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, a missa começa às 9h, sendo ministrada pelo arcebispo dom Manoel Delson.

Além disso, a Arquidiocese informou que todas as paróquias têm programação própria, com horários variados. E que as específicas programações podem ser consultadas nas próprias paróquias.

Já em Campina Grande, a Diocese da cidade divulgou a grade completa de programação das missas para esta quarta-feira (2) nas paróquias da cidade e distritos.

Na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Campina Grande, dom Dulcênio vai presidir três missas, às 6h30, às 12h e às 17h.

Já na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na Prata, as missas acontecem às 17h e às 19h30. No José Pinheiro, a celebração é na Paróquia de São José, às 9h e às 19h.

A  Quaresma   é o período de preparação da Páscoa que é marcado por práticas de penitência, como jejuns e obras de caridade. Tradicionalmente, entende-se a Quaresma como um período de 40 dias, mas ela tem atualmente a extensão de 44 dia

SL

PB Agora