Portal WSCOM
Uma pesquisa eleitoral realizada pelo PoderData, divulgada nesta quarta-feira (2), indica a manutenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente na disputa pelo Planalto nas eleições de 2022. O petista aparece com 40% das intenções de votos no primeiro turno contra 32% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na última pesquisa, divulgada no dia 16 de fevereiro, Lula aparecia com 40% e Bolsonaro com 31%, com variação dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em relação à pesquisa divulgada no dia 2 de fevereiro, a vantagem de Lula em relação a Bolsonaro caiu de 11 para 8 pontos percentuais. Há um mês, o petista aparecia com 41%, enquanto o atual presidente tinha 30%.
Na sequência, aparecem tecnicamente empatados Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Sergio Moro (Podemos), com 6%. Ciro cresceu três pontos percentuais em relação à última pesquisa, enquanto Moro perdeu três pontos.
A pesquisa ainda testou o cenário com Eduardo Leite, que perdeu as prévias para João Doria no PSDB, mas tem uma possível candidatura pelo PSD considerada. O atual governador do Rio Grande do Sul teve 3% das intenções e voto, enquanto Doria ficou com 2%, mesmo percentual de André Janones (Avante).
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com 3 mil entrevistas por telefone, de 27 de fevereiro a 1º de março de 2022, em 226 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR 01570/2022.O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR 01570/2022.
Veja o resultado da pesquisa PoderData
Lula (PT): 40%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Sergio Moro (Podemos): 6%
Eduardo Leite (PSDB): 3%
João Doria (PSDB): 2%
André Janones (Avante): 2%
Simone Tebet (MDB): 1%
Luiz Felipe Dávila (Novo): 0%
Brancos/nulos: 5%
Não sabem: 3%