90% dos brasileiros acham que empresas devem reduzir embalagens plásticasLauro jardim

Gaúcha Plastiweber espera dobrar o faturamento este ano com alta na demanda por embalagens em plástico reciclado | Divulgação

Na mesma linha da Organização das Nações Unidas, que aprovou na última quarta um acordo histórico para criar o primeiro tratado global contra poluição por plástico, brasileiros dão sinais de que desejam reduzir tais embalagens.

Pesquisa Ipsos realizada de forma on-line, entre os dias 20 de agosto e 3 de setembro de 2021, com 20.513 adultos, sendo mil deles no Brasil, mostra que 90% dos brasileiros acham que empresas devem diminuir o uso de embalagens plásticas.

Isso significa que nove em cada 10 brasileiros estão convencidos de que as indústrias deveriam reduzir, reutilizar e reciclar as embalagens que produzem. O estudo foi feito pelo Ipsos em parceria com o movimento Plastic Free July.

O Brasil é o país que registrou maior apoio a essas três práticas, empatado com China, Grã-Bretanha e México – todos com 90%. Os menores índices foram identificados entre os entrevistados no Japão (72%), Arábia Saudita (79%), Coréia do Sul (79%) e Rússia (79%).