O Programa de Residência Médica da Secretaria de Saúde de Campina Grande vem se fortalecendo a cada ano. Esta semana, a pasta recebeu 25 novos profissionais que vão atuar nos eixos do programa, sendo catorze médicos para a área de Medicina de Saúde da Família e Comunidade; 5 para pediatria; 3 para Ginecologia e Obstetrícia e 3 vagas para Neonatologia.
Os residentes foram selecionados através do Exame Nacional de Residência (Enare), o que possibilitou atrair profissionais de outros estados do país para atuarem na Residência Médica de Campina Grande. Somando os novos residentes com aqueles que já estão atuando na cidade, o número de médicos em formação no programa do município é de 52 pessoas, no total.
Os residentes vão atuar nas Unidades Básicas de Saúde, na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) e no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), sendo acompanhados por médicos preceptores e professores do curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que mantém parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no programa.
O programa foi iniciado em 2016 e já formou dezenas de médicos especialistas. Com o trabalho, a Secretaria de Saúde utiliza o potencial da cidade para a formação de novos especialistas e garante criação de mão de obra qualificada para atuação na saúde pública municipal local.