O governo já enviou à Petrobras as oito indicações para a formação do próximo conselho de administração da Petrobras, cuja eleição será em 13 de abril.
O presidente do Flamengo, Rodolfo Landin, é o indicado para a cadeira de presidente do colegiado. Landim é ex-funcionário de carreira da estatal, onde trabalhou por 26 anos. Já foi superintendente da própria Petrobras e, durante o primeiro governo Lula, presidente da BR Distribuidora. Está fora da estatasl desde 2006, quando foi trabalhar para Eike Batista.
Eis a lista dos outros indicados pelo governo ao conselho como titulares:
*Carlos Eduardo Lessa Brandão, Joaquim Silva e Luna, Luiz Henrique Caroli, Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim, Ruy Flaks Schneider, Sonia Villalobos, Agnes Costa.
A divulgação desses nomes estava prevista para segunda-feira. Como a indicação de Landim tornou-se pública hoje de manhã, o govenro resolveu antecipar a divulgação.
Se tudo correr como imagina o governo, Landim substituirá o almirante Leal Ferreira, cujo mandato está terminando. Em meados de janeiro, o presidente do Fla e o ministro de Minas de Energia, Bento Albuquerque, tiveram um encontro no Rio de Janeiro onde sua ida para a Petrobras foi o tema da conversa.
LEIA MAIS Denunciado pelo MPF, Landim negocia acordo
Nova lei do gás teve lobby de Landim
Landim é hoje o presidente de clube de futebol mais próximo do governo. No início da pandemia e em sua fase mais aguda era o Flamengo que, em sintonia com Jair Bolsonaro, o clube que mais tentava acabar com as restrições impostas pelo combate à Covid, como, por exemplo, a proibição de torcida nos estádios.
LEIA MAIS Governo prepara indicação do presidente do Fla para conselho da Petrobras