Carlos Drummond de Andrade | Eurico Dantas/15-10-1982
“Alguma poesia”, “Sentimento do mundo”, “Claro enigma” e “Antologia poética” serão os primeiros lançamentos da obra de Carlos Drummond de Andrade depois do retorno dos direitos de seus livros à editora Record.
Além de um novo projeto gráfico, as reedições passaram por um trabalho de cotejamento com fontes do acervo da família e exemplares anotados pelo poeta. É a primeira vez que as pastas e os volumes anotados de sua biblioteca particular foram compulsados.
Os livros também terão conteúdos extras: desde bibliografias sobre Drummond até uma cronologia que aborda os três anos anteriores e posteriores à primeira publicação de cada título para mostrar os contextos político, social e cultural em que foram lançados.
Cada livro contará ainda com posfácios escritos por personalidades que têm envolvimento com a obra de Drummond. Aylton Krenak assina o texto de “Sentimento do Mundo”, Zélia Duncan o de “Antologia poética”, Mia Couto ficou com “Claro enigma” e Ronaldo Fraga escreveu para “Alguma poesia”.
A ideia é que os textos aproximem a obra do autor das novas gerações de leitores. A previsão é de que 63 títulos sejam relançados pela editora nos próximos anos.
VEJA AINDA: Obra de J.R.R. Tolkien bate 1 milhão de exemplares vendidos