Com Moro fraco, Lula quer Ciro próximo, visando segundo turnoBlog do Noblat

Dois movimentos políticos na última semana deslocaram um pouco o cenário da corrida presidencial. O primeiro: Jair Bolsonaro se moveu positivamente, ganhou entre 1 a 3 pontos em algumas pesquisas, e Lula estacionou. O segundo: não bastassem dificuldades que sua candidatura tem enfrentado, Sergio Moro convive com o escândalo “Mamãe Falei”, que o atingiu.

Hoje, o cenário é que dificilmente Lula vencerá no primeiro turno. Parte do PT já esperava esse crescimento de Bolsonaro, que ainda poderá ganhar mais musculatura.

Sergio Moro caminha para ver seu nome desidratar mais ainda. As bobagens proferidas pelo seu candidato ao governo de São Paulo uniram petistas e bolsonaristas contra ele. Pressão para que desista de concorrer ao Palácio do Planalto irá aumentar.

Ciro Gomes segue com sua candidatura, apareceu em várias inserções nacionais na semana que passou, e vai mantendo seus 8%. Tudo indica que levará sua candidatura até o fim, ainda que para desgosto de vários correligionários.

Bolsonaro crescendo e Moro sumindo levam o PT a tentar criar pontes com Ciro, por mais difícil que seja. Não que Lula deseje que Ciro desista e o apoie. Chance zero. Mas uma aproximação com o pedetista visa tentar reduzir sua ofensiva contra o petista e já ir pensando nos seus votos. Esses 8%, ou parte deles, serão fundamentais para Lula ser eleito no segundo turno.