O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, atendeu 473 pacientes, durante o fim de semana. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (5) até as primeiras horas desta segunda-feira (7). Os casos envolvendo quedas lideraram as entradas nos plantões, durante o período, seguidos dos acidentes de moto, que aparecem em segundo lugar.
O plantão de maior movimento foi o do sábado (5), quando 235 pessoas foram atendidas, seguido do plantão do domingo (6) quando deram entrada 224 pessoas. E da meia-noite da segunda-feira (7) até às 6h30 da manhã, 14 pacientes passaram pela Urgência e Emergência da unidade. Dos 473 usuários do SUS atendidos durante o fim de semana, 370 já receberam alta médica.
De acordo com a estatística do Hospital de Trauma de Campina Grande, dos 473 atendimentos, 127 foram vítimas de queda, superando os acidentados de moto (57). Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram agressão física (11), vítimas de projéteis de arma de fogo (dois), arma branca (quatro), atropelamentos (um). No fim de semana, não houve registro de vítimas de acidentes de bicicleta atendidos no hospital. Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.
Conforme o relatório, 32 vítimas de acidentes de moto de Campina Grande foram socorridas no Trauma-CG, nesse fim de semana. Depois vêm Aroeiras (quatro), Boqueirão (dois), Esperança (dois) e Alagoa Nova (um).
A unidade de saúde disponibiliza 298 leitos, 301 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas. O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico e é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba.