Profissionais de enfermagem protestam por melhorias para categoria em João PessoaPortal T5

Profissionais de enfermagem e representantes da categoria realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (8) em João Pessoa. O grupo participa do dia nacional por valorização da categoria, que exige a oficialização do piso salarial nacional na Câmara dos Deputados. O projeto de lei 2564/2020 passou de forma unânime no Senado em novembro do ano passado.

Na capital, a mobilização ocorre nas ruas do centro de João Pessoa. Com cartazes, os manifestantes pedem pela aprovação do salário-base de R$ 4.750 para uma carga de 30 horas semanais para os enfermeiros. Além disso, há pedido para remuneração de 70% desse valor para técnicos e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.

Vale lembrar que o grupo de trabalho que discute o tema na Câmara aprovou a proposta apresentada na quarta-feira (23) pelo relator do PL, deputado Alexandre Padilha (PT-SP).

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Confen), são mais de 2,6 milhões de trabalhadores ativos no Brasil nos quatro segmentos da enfermagem, sendo 642 mil enfermeiros e enfermeiras, 1,5 milhão de técnicos e técnicas, 440 mil auxiliares e 440 parteiras. A entidade alerta que o profissional pode ter registro em mais de um segmento. Cerca de 80% da categoria é composta por mulheres.

Veja mais: