O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, está animado com a possibilidade de zerar as internações por Covid-19 na instituição. Em uma publicação no Instagram, Ramalho divulgou os dados que demonstra que, na capital, a Unimed possui apenas duas internações pela doença, ocupando 20% dos atuais leitos disponíveis.
Em contato com o ClickPB, Ramalho afirmou que o hospital já está tratando a Covid com uma “leitura de endemia”.
“Na conjuntura atual, nós temos dois pacientes internados e daqui para a próxima semana nós vamos comemorar o número zero de pacientes com Covid internados depois de dois anos. Então, a condução aqui da nossa estratégia já está sendo direcionada para uma leitura de uma endemia e de uma doença comum. Por isso, ela está inclusa na unidade de doenças respiratórias agudas que atende H1N1, H3N2, influenza de uma maneira geral”, disse.
Ramalho afirmou, no entanto, que apesar dos dados serem animadores o cenário epidemiológico ainda inspira cuidados. Ele indicou que o surgimento de uma nova variante pode mudar as boas previsões.
“Esse cenário de estabilidade está acontecendo no mundo inteiro. Então, eu acho que o Brasil vai caminhar para mudar a sua classificação. Agora, como é Covid, a gente tem que observar um pouco mais porque a gente pode ser supreendido. O impacto do carnaval é percebido 15 dias antes e então esperar mais 10 dias é prudente”, concluiu.