A Paraíba é o quinto estado do Brasil que mais vacinou crianças contra a covid-19, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Até esta segunda-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou a aplicação de 187.429 doses de vacina em crianças entre 5 e 11 anos, o que representa 48% desse público. Desse total, 184.974 receberam uma dose e 2.455 se apresentaram para duas doses.
Entre os estados que mais vacinaram, a Paraíba está atrás apenas do Ceará, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco e Paraíba.
Para o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, a boa notícia ainda não é motivo de comemoração. “Desde o aparecimento da variante ômicron, o número de internações de crianças tem aumentado consideravelmente e alguns estados já estão com 100% de ocupação de leitos pediátricos para covid-19. O número de crianças vacinadas na Paraíba são animadores e devem servir de incentivo para os pais que ainda não vacinaram seus filhos: com mais de 187 mil doses aplicadas, não há registros de eventos adversos graves e as reações à vacina são iguais a qualquer outra que tomamos, desde o momento do nosso nascimento”, reforça.
Ainda segundo o secretário, “o objetivo da vacinação é proteger a população contra as formas graves da doença e os óbitos, e isso inclui também o público infantil. Todos os municípios dispõem de doses para ampliar o número de crianças vacinadas e avançar com o percentual de indivíduos com esquema vacinal completo no estado”.
Na Paraíba, a vacinação infantil contra a covid-19 foi iniciada em 15 de janeiro, quando a SES enviou aos 223 municípios paraibanos o primeiro lote contendo um total de 23.600 doses do imunizante pediátrico produzido pela Pfizer/Comirnaty. Pouco depois, em 25 de janeiro, foi autorizada a utilização da vacina Coronavac em crianças sem comorbidades com idade a partir de 6 anos, desde que utilizada uma dose menor que a indicada para adultos, o que acelerou a vacinação de crianças Brasil.
Leia também: