Um pneu que não fura, produzido a partir de resíduos de borracha de uma indústria de calçados, o produto desenvolvido pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial do SENAI em Campina Grande será apresentado na próxima quinta-feira, 10/03, às 09h, para empresários e pesquisadores que participarão do 9º Congresso Nacional de Inovação, em São Paulo.
O projeto denominado Pneumacio – O Pneu que não fura, foi desenvolvido pela empresa RHPE – Indústria de Artefatos de Borracha que recebeu consultoria técnica do SENAI PB. Além de ser um produto ecologicamente correto, produzido a partir da logística reversa na indústria de calçados, a solução inovadora proporciona aumento de competitividade para a indústria, sobretudo da construção civil, já que o pneu para carrinhos de mão, que já vem com aro, apresenta mais eficiência e uma durabilidade 4 vezes maior que o pneu convencional. Além de reduzir o impacto ambiental, eliminando o descarte irregular de borracha de forma inadequada.
A solução inovadora da Paraíba será apresentada no lounge do SENAI durante o Summit SENAI P&D + Impacto, que ocorrerá durante o Congresso, onde serão expostos ao público, 25 cases de projetos inovadores, desenvolvidos pela indústria e pelos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia de todo o Brasil. O projeto concorrerá durante uma votação popular com outras iniciativas. Para votar no projeto da Paraíba acesse o link: https://bit.ly/3hSCEdT
“O SENAI PB cumpre com a sua missão de fortalecimento da Indústria. O projeto Pneumacio tem um impacto de Economia Circular extraordinário. Através dos seus especialistas técnicos, conseguiu atender a Indústria transformando a ideia de um projeto inovador em um case de sucesso. Isso é Inovação!!!”, enfatizou Euler Sales, diretor Regional do SENAI da Paraíba.
Já o gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI PB, Janildo Sales, ressaltou a importância de um case da Paraíba ser apresentado durante um Congresso Nacional de Inovação. “A participação do SENAI PB, no 9º Congresso Nacional de Inovação traduz de forma direta o comprometimento da instituição, enquanto provedora de soluções, tecnologias e inovações para a indústria. Percebe-se claramente que o SENAI e toda a sua equipe, vem anualmente de forma constante e permanente trabalhando diretamente com o setor produtivo buscando aprimorar as práticas no setor produtivo, além de buscar fomentos através de projetos, para que possamos oferecer as empresas ideias inovadoras que tenham relação direta com o desenvolvimento, e que promovam a geração de emprego e renda, e o fortalecimento do setor. Então estamos muito felizes, por essa participação onde apresentaremos esse case que está reaproveitando milhares de toneladas de borracha que poderiam ser descartadas, e que estão sendo reaproveitadas, numa visão clara e cristalina do SENAI, e do seu compromisso com a Economia Circular”, comentou.
Durante o Summit SENAI P&D + Impacto as soluções inovadoras serão apresentadas em 6 blocos temáticos, nas áreas de saúde acessível, transição energética, recursos renováveis, economia circular, cadeia de valor digitalizada e aliança para a indústria 4.0. Os três melhores cases serão reconhecidos e premiados no final do evento. O espaço terá também a demonstração de 07 protótipos dos cases do Summit, além de uma simulação hiper-realista de ataques cibernéticos a um processo industrial com ações de defesa em tempo real, demonstrando, na prática, a importância da segurança cibernética nas empresas. Hosts do lounge: Frankwaine Melo, Luis Gustavo Delmont e Paula Nadai, especialistas do SENAI Nacional.
Clique aqui para conhecer os detalhes do Projeto Pneumacio – O Pneu que não fura.
9º Congresso Nacional de Inovação
Correalizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) desde 2013, o maior evento de inovação da América Latina chega à sua 9ª edição em formato híbrido. O Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria reúne tomadores de decisão de empresas de todos os portes, representantes do governo, da academia e de instituições de ciência e tecnologia para pensar e debater a inovação como principal estratégia de crescimento e competitividade.