Só neste ano, Paraíba registra aplicação de mais de 2.300 multas de trânsito; condução de motos sem capacete lidera lista de infraçõesClickPB

Nos dois primeiros meses deste ano, foram registradas 2.388 multas de trânsito na Paraíba. Os dados do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) mostram que a infração mais recorrente foi a de condução de motocicleta, motoneta e ciclomotor sem capacete de seguranaça, com 574 ocorrências. A infração é considerada gravíssima, com sete pontos na carteira.

Em seguida, está a infração por dirigir veículo sem possuir CNH/PPD/ACC, com 417 multas aplicadas. Na terceira posição, com 376 ocorrências, aparece a condução de veículo registrado que não esteja devidamente licenciado. Ambas também classificadas como gravíssima.

Completam a lista das 10 infrações mais recorrentes no estado:

Os dados são um compilado de notificações que envolve órgãos como a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran). 

Em 2021, o Detran teve saldo acumulado de R$ 4.156.660,00 em multas aplicadas em território paraibano.