O ex-prefeito de Sousa, André Gadelha, assumirá a presidência da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), na Paraíba, e a vice ficará com o deputado estadual Anderson Monteiro. A definição ocorreu após reunião com representantes do MDB – o presidente nacional da legenda, Baleia Rossi (SP) e o vice-presidente do Senado Federal, o senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo, que também preside o partido na Paraíba. A reunião ocorreu na liderança do MDB no Senado Federal, em Brasília.
Nessa reunião ficou acordado, entre os participantes, com anuência dos demais membros do MDB da Paraíba, que André Gadelha será o novo presidente da FUG-PB. Já o vice-presidente será o deputado Anderson Monteiro. Os demais membros da FUG-PB serão definidos em reunião que ocorrerá na Paraíba e a posse da nova diretoria ocorrerá em data a ser marcada oportunamente.
A Fundação Ulysses Guimarães é uma instituição de direito privado, sem finalidade lucrativa, criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada, doutrinação programática e educação política para o exercício pleno da democracia, além de outras atividades que guardem relação direta com essas premissas.
Sua vocação é a de entidade formadora de conceitos norteadores da condução do país rumo ao desenvolvimento democrático. A Fundação tem primado Formação Política do cidadão e pela extensão deste programa a todo cidadão, no maior número possível de municípios brasileiros.
Para ir ao encontro de seu principal objetivo, a FUG concebeu e implantou o Programa de Formação Política, que leva à grande maioria dos municípios brasileiros – a meta é alcançar todos – cursos de formação para a cidadania que discutem diferentes temáticas. Os materiais são elaborados por parcerias acadêmicas especializadas e os cursos são ministrados por mediadores cujos valores e princípios coincidem com esta causa, a ponto de a ela se vincularem.