Obras na Quadra de Manaíra começam, e moradores dizem que não houve consulta popular para projeto, em João PessoaG1 Paraíba


Local é utilizado para prática de atividades físicas e para lazer. Moradores relataram que obras na praça começaram sem a finalização da reunião da consulta popular Obras na praça de Manaíra
Silva Torres/Tv Cabo Branco
As obras para abrir algumas vias de circulação de veículos na Quadra de Manaíra, em João Pessoa, começaram na manhã desta quinta-feira (10). Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital (Semob-JP), a construção tem como objetivo melhorar a mobilidade de veículos no local. Porém, moradores que não concordam com a obra fizeram protesto por causa do fechamento imediato no local e por causa da derrubada de árvores no local. Obra começou enquanto uma reunião sobre ela ainda estava acontecendo.
Moradores protestam contra derrubada de árvores no local
Reprodução
De acordo com os moradores, o local é utilizado para prática de atividades físicas e para lazer. Eles relataram que as obras na quadra começaram sem a finalização da reunião da consulta popular com a Semob, na manhã desta quinta-feira (10).
Jéssica Lucena, que é moradora do bairro de Manaíra, em João Pessoa, e pesquisadora em mobilidade sustentável, participou do protesto que aconteceu contra as obras na quadra e desrespeita uma série de legislações federais.
Primeiro, ela explica que a Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei nº 12.587 de 3 de janeiro de 2012, determina que qualquer obra de mobilidade urbana deve priorizar pedestres e ciclistas, depois transporte público e por último transporte motorizado individual, que é onde entram os automóveis e as motos. Mas que, ainda assim, o projeto vai numa direção completamente oposta.
Em seguida, a urbanista cita o Estatuto da Cidade, instituído pela Lei nº 10.257 de 10 de junho de 2001, que indica que qualquer intervenção urbana deve ser realizada em diálogo com a população que vai ser impactada por ela, o que também não estaria acontecendo.
“A intervenção vai na contramão de tudo o que vem sendo feito atualmente em termos de modelos de cidade, que priorizam áreas de circulação, convívio social, áreas verdes, parques e praças”, lamenta Jéssica.
Ao g1 o superintendente executivo de mobilidade urbana de João Pessoa, George Morais, explicou que o objetivo das obras é melhorar e ampliar os acessos para a Avenida Ruy Carneiro e a Avenida Flávio Ribeiro Coutinho.
“Na Secretaria de Planejamento, lá é uma rua e assim será colocada para circulação de veículos”, ressaltou.
Ele informou que a Semob conversou a comissão de moradores para receber sugestões sobre as obras e que na ocasião foi avisado que o projeto seria iniciada na última terça-feira (8)
“Receberam sugestões e incorporamos ao projeto inicial a opinião dos moradores, nós não vamos derrubar a quadra de Manaíra de forma alguma””, disse
Ele ainda informou que mantiveram a área de convivência do local e a parte que os moradores utilizam para atividades físicas.
Sobre a derrubada das árvores, o superintendente explicou que serão plantadas 14 árvores no local, levando em consideração que as árvores que já estavam lá, estavam inservíveis, segundo laudo da Secretaria de Meio Ambiente.
De acordo com o superintendente, a Semob desenvolveu um projeto de trânsito calmo, assim possibilitando o uso misto da área, para pedestres, ciclistas e carros.
Sobre a reunião com os moradores, ele disse que houve a reunião na manhã desta quinta-feira (10) em que, segundo ele, houve a explicação do projeto para a população presente. Ele ainda informou que o início das obras ocorreu de forma imediata porque o projeto foi aprovado pelo prefeito para execução imediata.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba