Projeto desenvolvido pelo SENAI da Paraíba é apresentado no 9º Congresso Nacional de InovaçãoG1 Paraíba


A solução inovadora da Paraíba será apresentada no lounge do SENAI durante o Summit SENAI P&D + Impacto, que ocorrerá durante o Congresso. Neto Porto, empresário, apresenta o projeto criado pela sua empresa em parceria com o Instituto SENAI em Automação Industrial, em Campina Grande.
Divulgação/Fiep
Um pneu que não fura, produzido a partir de resíduos de borracha de uma indústria de calçados, o produto desenvolvido pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial do SENAI em Campina Grande será apresentado na próxima quinta-feira, 10/03, às 09h, para empresários e pesquisadores que participarão do 9º Congresso Nacional de Inovação, em São Paulo.
O projeto denominado Pneumacio – O Pneu que não fura, foi desenvolvido pela empresa RHPE – Indústria de Artefatos de Borracha que recebeu consultoria técnica do SENAI – PB. Além de ser um produto ecologicamente correto, produzido a partir da logística reversa na indústria de calçados, a solução inovadora proporciona aumento de competitividade para a indústria, sobretudo da construção civil, já que o pneu para carrinhos de mão, que já vem com aro, apresenta mais eficiência e uma durabilidade 4 vezes maior que o pneu convencional. Além de reduzir o impacto ambiental, eliminando o descarte irregular de borracha de forma inadequada.
A solução inovadora da Paraíba está sendo apresentada no lounge do SENAI durante o Summit SENAI P&D + Impacto, que ocorrerá durante o Congresso, onde serão expostos ao público, 25 cases de projetos inovadores, desenvolvidos pela indústria e pelos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia de todo o Brasil. O projeto concorrerá durante uma votação popular com outras iniciativas. Clique aqui para votar no projeto da Paraíba.
“O SENAI da Paraíba cumpre com a sua missão de fortalecimento da Indústria. O projeto Pneumacio tem um impacto de Economia Circular extraordinário. Através dos seus especialistas técnicos, conseguiu atender a Indústria transformando a ideia de um projeto inovador em um case de sucesso. Isso é Inovação.”, enfatizou Euler Sales, Diretor Regional do SENAI da Paraíba.
Já o gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI da Paraíba, Janildo Sales, ressaltou a importância de um case da Paraíba ser apresentado durante um Congresso Nacional de Inovação. “A participação do departamento regional do SENAI no 9º Congresso Nacional de Inovação traduz de forma direta o comprometimento da instituição, enquanto provedora de soluções, tecnologias e inovações para a indústria. Percebe-se claramente que o SENAI e toda a sua equipe, vem anualmente de forma constante e permanente trabalhando diretamente com o setor produtivo buscando aprimorar as práticas no setor produtivo, além de buscar fomentos através de projetos, para que possamos oferecer às empresas ideias inovadoras que tenham relação direta com o desenvolvimento, e que promovam a geração de emprego e renda, e o fortalecimento do setor. Então estamos muito felizes, por essa participação onde apresentaremos esse case que está reaproveitando milhares de toneladas de borracha que poderiam ser descartadas, e que estão sendo reaproveitadas, numa visão clara e cristalina do SENAI, e do seu compromisso com a Economia Circular”, comentou.
Durante o Summit SENAI P&D + Impacto as soluções inovadoras serão apresentadas em 6 blocos temáticos, nas áreas de saúde acessível, transição energética, recursos renováveis, economia circular, cadeia de valor digitalizada e aliança para a indústria 4.0. Os três melhores cases serão reconhecidos e premiados no final do evento. O espaço terá também a demonstração de 07 protótipos dos cases do Summit, além de uma simulação hiper-realista de ataques cibernéticos a um processo industrial com ações de defesa em tempo real, demonstrando, na prática, a importância da segurança cibernética nas empresas. Hosts do lounge: Frankwaine Melo, Luis Gustavo Delmont e Paula Nadai, especialistas do SENAI Nacional. Clique aqui e conheça mais sobre o projeto.
9º Congresso Nacional de Inovação
Correalizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) desde 2013, o maior evento de inovação da América Latina chega à sua 9ª edição em formato híbrido. O Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria reúne tomadores de decisão de empresas de todos os portes, representantes do governo, da academia e de instituições de ciência e tecnologia para pensar e debater a inovação como principal estratégia de crescimento e competitividade.