Russos querem fazer “referendo fake”, diz chanceler da UcrâniaO Antagonista

O chanceler da Ucrânia, Dmytro Kuleba (foto), acusou os russos de planejarem um falso referendo para implantar uma “república popular” em Kherson, cidade ucraniana ocupada pelas tropas de Vladimir Putin.

“Seguindo a cartilha de 2014 [ano da anexação da Crimeia], os russos agora tentam desesperadamente organizar um falso ‘referendo’ para uma falsa ‘república popular’ em Kherson. Dado que o apoio popular é zero, ele será totalmente encenado”, escreveu Kuleba no Twitter neste sábado, 12.

“A Rússia deve sofrer sanções severas se insistir na ideia. Kherson é e sempre será Ucrânia”, acrescentou o ministro das Relações Exteriores.

Mais cedo, Kuleba acusou os russos de usar na Ucrânia táticas semelhantes às utilizadas na Síria e de tentar construir uma base logística perto da usina atômica de Chernobyl —que está desativada, mas ainda armazena rejeitos nucleares.

O chanceler afirmou ainda que a cidade portuária de Mariupol, onde a Rússia bombardeou uma maternidade, está sitiada, mas continua sob controle ucraniano.