Com receio do crescimento de Jair Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto, a executiva nacional do PT resolveu antecipar para a primeira semana de abril o evento de lançamento da pré-candidatura de Lula à Presidência da República.
A informação foi divulgada pelo site Metrópoles e confirmada por O Antagonista.
Até então, os integrantes do PT queriam postergar ao máximo o lançamento da candidatura para não “antecipar o debate eleitoral” em torno de Lula. Como o petista vem sofrendo vários ataques, tanto de Sergio Moro quanto de Jair Bolsonaro – seus principais adversários, o PT resolveu precipitar esse movimento para que o petista possa se defender dos ataques.
Além disso, conforme O Antagonista apurou, a filiação de Geraldo Alckmin ao PSB também acelerou o debate no partido. Ele deverá assinar sua ficha de filiação até a próxima sexta-feira.
O partido pretende fazer um grande ato em São Paulo, reunindo aliados históricos e o ex-governador tucano. O PT pretende dar ares de uma “ampla frente democrática” ao evento.
Como mostramos, Jair Bolsonaro vai lançar sua pré-candidatura em 26 de março e nos últimos levantamentos, ele conseguiu diminuir a desvantagem em relação ao petista.
Após o lançamento da pré-candidatura, Lula vai intensificar suas viagens pelo Brasil, principalmente na região Nordeste. Pesquisas internas do PT indicam que Bolsonaro já começa a ganhar frutos políticos por conta do Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família.