Comunidade de Barra de Piabas – Poço Dantas celebra a Festa do padroeiro São JoséReporterPB

A Comunidade Barra de Piabas, zona rural de Poço Dantas-PB, realiza de 10 a 19 de março, a tradicional festa de seu padroeiro São José. A celebração litúrgica de abertura aconteceu quinta-feira (10), às 19 horas, presidida pelo padre Janduir. Durante a festa acontecem novenas, homenagens às famílias e às comunidades.  A capela da comunidade tem mais de um século e foi fundada pelo produtor rural Manoel Dias. O encerramento acontecerá no dia 19, dia de São José, às 9h30 com procissão e missa solene às 10h.

Confira a programação completa dos festejos 

Dia 10/03 – Às 19h, houve o hasteamento da bandeira. Em seguida foi celebrada a santa missa tendo como celebrante o pároco Janduir dedicada às comunidades do Recanto e Miranda. Foram homenageadas as famílias da matriarca Tereza Vieira, Toinho Guilherme, Rosineide Guilherme Estrela e  da professora Maria José Guilherme. Tema: São José: Patrono das famílias.

Dia 11/03 – Às 19h, novena dedicada às Comunidades de Bulandeira, Garrancho e Queimadas. Foram homenageadas as famílias de Vanduir Machado, comerciante Noesia Estrela, Zé Bigode, Zé Joaquim e Chiquinha Maximiano. Tema: São José, exemplo de fé. Dia 12/03 – Às 19h, Novena dedicada ao Distrito de São João Bosco.  Serão homenageadas as famílias de Gabriel, Ismar, João Bosco, Marcolino, Joaquim e Zé. Tema: Missionário a serviço da vida.

Dia 13/03 – Às 19h, Novena dedicada à Comunidade de Baixio dos Lourenços. Serão homenageadas as famílias de Toinho de João, Vera, Fátima e Nove. Tema: Com São José anunciamos a esperança e fraternidade.  Dia 14/03 –  Novena dedicada aos filhos ausentes. Serão homenageadas as famílias de Chico Maximiano, Gesildo, Gisélia e Júnior.Dia 15/03 – Novena dedicada ao Assentamento Bom Jesus. Serão homenageadas as famílias de Manoel, Dona Nina, Helena, Maciel e do radialista João Andrade. Tema: São José, protetor dos trabalhadores.

Dia 16/03 – Novena dedicada aos casais. Serão homenageadas as famílias de Zezinho de Quinco, Raul, Ramon, Ranielly e Rae.  Dia 17/03 – Novena dedicada ao Distrito de Tanques e à Comunidade de São José. Serão homenageadas as famílias de João de Quinco, Elivanilson, Didi de Quinco e Fransquinha.  Dia 18/03 – Novena dedicada à cidade de Poço Dantas. Serão homenageadas as famílias de Zé Correia, Chiquinha de Antônio, Laurindo e Duir. Após a novena haverá a entrega de envelopes para padrinhos e madrinhas da festa.  Dia 19 às 9h30 procissão e às 10h celebração eucarística presidida pelo padre Janduir.

Na abertura da festa Rosineide Guilherme Estrela leu uma mensagem. “A festa do padroeiro deve ser um tempo de paz, de confraternização, de unidade, e encontro com Deus e com nossos irmãos e irmãs de caminhada. São José é uma referência para todos os cristãos ao acolher plenamente os desígnios de Deus através de seus atos: homem de silêncio, fidelidade, obediência, fé em Deus, amor a Maria e a Jesus. Temos que aprender a ver Deus nas pequenas coisas. José foi um homem simples, humilde e foi a ele que Deus confiou sua casa e seu filho. São José é o patriarca da Igreja”, disse Rosineide Guilherme Estrela.

Abdias Duque de Abrantes