Tramita na Câmara projeto que concede ao piloto Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial de Fórmula-1, o título de Cidadão Honorário do Brasil. O argumento apresentado pelo autor – deputado André Figueiredo (PDT-CE) – foi o gesto de Hamilton no último GP Brasil, vencido por ele.
O britânico usou um capacete homenageando Ayrton Senna e, logo após a vitória, repetiu o gesto do piloto brasileiro e deu a volta de consagração empunhando uma bandeira brasileira.
Na enquete realizada pela Câmara, nas redes sociais, 93% das pessoas responderam “concordar plenamente” com a proposta. Outros 6% “discordam plenamente”.
Na enquete, quem defende o projeto argumenta que além da homenagem “absolutamente fantástica” a Senna, Hamilton se engaja em causas sociais e é um ativista no combate ao racismo.
Quem é contra, diz que dar o titulo de cidadão honorário a “uma pessoa que passa menos de sete dias do ano no país é ridículo” e que a “única coisa que fez foi pegar uma bandeira do país e desfilar por um autódromo”.