Sergio Moro (foto) divulgou nota nesta quinta-feira (17) em resposta à nova investida de Lucas Furtado contra ele.
Como publicamos mais cedo, o subprocurador-geral do MP entrou com uma representação e pediu que sejam investigados eventuais prejuízos econômicos causados ao país decorrentes de julgamentos sentenciados por Moro e depois anulados.
Na nota, o ex-juiz citou os bons resultados da Lava Jato, entre eles a recuperação de R$ 6,17 bilhões desviados da Petrobras, e afirma que Furtado que “inverter o papel da Justiça no país, atribuindo a um único juiz responsabilidade por prejuízos provocados pela ação de delitos cometidos por réus condenados por corrupção em duas instâncias”.
Leia abaixo a íntegra da nota de Sergio Moro:
“A Lava Jato, que hoje comemora 8 anos, não só revelou ao Brasil o maior esquema de corrupção já comprovado da história mundial, garantiu ainda que a Petrobras recuperasse nada menos do que R$ 6,17 bilhões que haviam sido desviados da maior empresa do país. Ao longo de 179 ações penais, 174 réus tiveram sua condenação confirmada em 1ª e 2ª instância, 209 acordos de colaboração e 17 acordos de leniência foram fechados.
O mais curioso agora é assistir à sanha de um procurador do TCU querendo inverter o papel da Justiça no país, atribuindo a um único juiz responsabilidade por prejuízos provocados pela ação de delitos cometidos por réus condenados por corrupção em duas instâncias, levando em conta anulações de sentenças que não inocentam ninguém.”