Portal WSCOM
Os veículos nacionais Globo e IG apontaram, nesta quinta-feira (17), a posição do ex-presidente da República e atual pré-candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva de apoio ao Governo da Paraíba ao pré-candidato Veneziano Vital do Rêgo, do MDB, em uma parceria que também lançará o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) ao Senado. A declaração de Lula ocorreu em uma entrevista a uma emissora de rádio da Paraíba.
Segundo a reportagem, a pré-candidatura de Veneziano Vital do Rêgo, do MDB, foi endossada por Lula, que declarou estar “amplamente convencido” da aliança. A matéria traz que uma ala do PT local queria apoiar o governador João Azevêdo (PSB), porém, por escolha de Lula e do PT nacional, este apoio ficará com Veneziano.
Acordos no Nordeste – A reportagem afirma: “Na região Nordeste, onde Lula tem índices mais elevados de intenções de voto, de acordo com pesquisas, o ex-presidente já consolidou alianças na maioria dos estados com siglas como PSD e MDB. Na Paraíba, algumas lideranças petistas tentaram declarar apoio ao governador João Azevêdo (PSB). Lula, por sua vez, deu aval para que o ex-governador Ricardo Coutinho, que trocou PSB por PT em 2021 com apoio do ex-presidente, costurasse uma chapa com Veneziano Vital do Rêgo (MDB) como candidato ao governo. Rompido com Coutinho, seu antecessor, Azevêdo também se declara apoiador de Lula. Anteontem, sem citar o atual governador, Lula declarou estar “altamente convencido da necessidade de fazer aliança com o MDB” no estado. “Com exceção de Pernambuco, que ainda está em definição, o MDB em todo o Nordeste estará com Lula” afirma Coutinho ao Globo e IG.