Mulheres do PT realizam campanha pela garantia da dignidade menstrualReporterPB

 A secretaria estadual de mulheres do Partido dos Trabalhadores e trabalhadoras em parceria com Movimento de moradia mãos dadas, realizou neste sábado, 19, dia nacional da luta pela dignidade menstrual, a campanha de solidariedade no enfrentamento à pobreza menstrual.

A atividade tinha como objetivo a arrecadação de absorventes e itens de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade social, e compõe as ações do PT solidário, que durante toda pandemia organizou campanhas de enfrentamento à fome e miséria. O ponto de coleta foi a sede do movimento de Moradia Mãos Dadas, localizada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

A ação foi pública, e envolveu os participantes dos Comitês de Luta populares, dirigentes, lideranças do PT, movimentos sociais e compõe o mês de luta das mulheres.

Segundo dados da pesquisa “As brasileiras e a pobreza menstrual” (Instituto Locomotiva, 2022), no Brasil atualmente 77%das mulheres em algum momento da vida já precisaram utilizar objetos alternativos ao absorvente menstrual. Isso reflete numa má higienização intima, o que em muitas situações acarretá surgimento de doenças uterinas além do constrangimento social no seu cotidiano.

De acordo com PriscilaKelly, secretária estadual de mulheres do PT na paraíba, foi a partir de muita luta, e resistência dos deputados e deputadas federal de esquerda, que foi aprovado à nível nacional esses serviços de distribuição de absorventes seja efetivado como politica publica.

“A ação do Pt solidário, organizada na Paraíba pela secretaria estadual de mulheres do PT-PB em parceria com o Movimento de moradia mãos dadas, foi para garantir o acesso de mulheres a absorventes e produtos de higiene intimo, executar esse trabalho social e garantir esse dia de mobilização nacional.”, pontuou Priscila.

A distribuição de absorventes e sabonetes contemplou mulheres de várias comunidades e bairros de João Pessoa, como Varadouro, Bola na rede, Mandacaru, São José, Colinas do sul, e ao todo foram alcançadas 50 famílias. A organização informou que a campanha continua durante toda a próxima semana, e que no próximo sábado, 26, ocorrerá nova distribuição. “Estamos nessa luta em defesa da dignidade menstrual da mulheres”, finalizou Priscila Kelly.

Estiveram presentes na atividade Mariah Marques (integrante do Coletivo Estadual de Mulheres do PT da Paraíba), Lúcia Andréa (Coordenadora do Setorial de Moradia do PT e do Movimento de Moradia Mãos Dadas) e Lúcio Rodrigues (Comitê Popular de Luta de cultura e economia solidária).