Digno de parabéns. É assim que o técnico do Campinense, Ranielle Ribeiro, adjetiva a trajetória raposeira até aqui no Campeonato Paraibano Pixbet 2022. Praticamente classificado às semifinais do estadual, o Rubro-Negro depende de apenas um empate para ficar entre as quatro melhores equipes do certame e, com isso, seguir vivo na luta pelo bicampeonato estadual, feito que aconteceu pela última vez no Alto da Bela Vista nas temporadas 2015/2016.
Com apenas 25% de aproveitamento, o Campinense encerrou a sua participação na Copa do Nordeste de uma maneira melancólica, uma vez que caiu na fase de grupos da competição pela primeira vez desde 1999. Por outro lado, o desempenho da equipe no Paraibano é quase perfeito. Até o momento a Raposa disputou seis partidas, onde venceu cinco e empatou uma, dando à equipe um aproveitamento de 88.9% e uma cômoda situação de estar a apenas um ponto de uma classificação direta às semifinais, o que para Ranielle Ribeiro deve ser motivos de enaltecimento por parte da torcida.
“Esse grupo está saindo de uma condição de muito criticado, e, realmente, mereceu as críticas após o mau início de temporada que tivemos, principalmente na Copa do Nordeste. Mas o grupo precisa ser elogiado e enaltecido pelo que estão conseguindo fazer no Paraibano. São 88% de aproveitamento, dezesseis pontos conquistados, já classificados ainda com seis pontos a disputar. Um ponto conquistado na próxima partida já me classifica às semifinais com uma rodada de antecedência, este que foi o nosso primeiro objetivo traçado”, afirmou.
Até o momento a Raposa acumula 88.9% de aproveitamento no Campeonato Paraibano 2022 — Foto: Samy Oliveira / Campinense
Desde a temporada passada é uma máxima de Ranielle manter uma base da equipe titular, realizando modificações pontuais no decorrer dos jogos. Logo, de acordo com o técnico, em caso de classificação antecipada às semifinais — uma vez que basta o empate contra o CSP, na quarta, para esse cenário se concretizar — a tendência é que no último jogo da fase de grupos, contra o Nacional de Patos, fora de casa, a Raposa vá a campo com uma equipe alternativa. Isso porque é um desejo da comissão técnica dar ritmo de jogo aos atletas para o início da caminhada do clube na Série C, prevista para ter início entre os dias 8 e 10 de abril.
“O nosso bom momento no Paraibano acaba impactando diretamente o planejamento para a Série C. Isso porque se conseguirmos essa classificação antecipada às semifinais, podemos ter a oportunidade de na última rodada colocarmos quem não está jogando, dar ritmo aos atletas e já organizar aqueles jogadores que vão fazer esse início de Série C conosco” pontuou.
Próxima partida da Raposa será contra o CSP, no Amigão, em Campina Grande — Foto: Victor Joseh / Campinense
Pelo Paraibano, o Campinense volta a campo na próxima quarta-feira, quando no Estádio Amigão, em Campina Grande, vai medir forças com o CSP em partida válida pela rodada #9 do torneio. Em caso de empate, o Campinense carimba, com uma rodada de antecedência, a sua ida às semifinais do Campeonato Paraibano, onde luta pelo bicampeonato.