Cenário do novo show de Caetano é inspirado em um estudo de Helio EichbauerLauro jardim

Caetano Veloso | Reprodução

O cenário do show Meu Coco, de Caetano Veloso, que terá estreia nacional amanhã, em Belo Horizonte, é inspirado num estudo de Helio Eichbauer, falecido em 2018. 

O estudo foi encontrado durante processo de organização de seu acervo por seu assistente, Luiz Henrique Sá, e por Dedé Veloso, viúva de Helio.

Cenógrafo dos shows de Caetano desde “O Estrangeiro” (1989), Eichbauer mantinha o hábito de criar estudos — ou maquetes-poema, como os chamava — para pensar cenografia a partir de algum material de inspiração, que podiam ser textos, obras, personalidades, movimentos artísticos e etc.

O material encontrado indicava uma cenografia minimalista em homenagem ao artista e designer Josef Albers, ex-professor da Bauhaus, na Alemanha.

Eichbauer se baseou em uma escultura de Albers — Wrestling — para criar o cenário, batizado de “Constelação espacial”. É uma escultura metálica suspensa que oferece a compreensão de diversas formas tridimensionais que não poderiam existir simultaneamente.

Complementando a escultura, há um telão de fundo com um desenho luminoso criado por Eichbauer a partir do desenho original. As informações deixadas pelo cenógrafo foram, então, seguidas e transformadas por Luiz Henrique em um projeto cenográfico para o show.

LEIA MAIS: Ressurgem 17 gravações raras de Chico Buarque