Opinião: Adriano Galdino pode ser pré-candidato ao Senado ou é um balão de ensaio?Jornal da Paraiba

É fato que a decisão definitiva sobre a pré-candidatura ou não de Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) ao Senado tem gerado tensão e instabilidade na base governista. Depois da perda de Efraim Morais (UB) e Veneziano (MDB), Aguinaldo é fundamental.

Mas não dá para confiar num fundamental que não tem dado segurança.

Daí surgiu uma nova forma formatação da chapa com Adriano Galdino (Republicanos) na vaga de candidato ao Senado. O ex-senador Raimundo Lira, recém ingresso ao Republicanos, também poderia cumprir a missão. Isso, se Aguinaldo não topar ir para o risco.

Pode ser só um balão de ensaio, comum na política, para saber se a tese tem liga. Mas, no mínimo, é uma solução que vem sendo apresentada para um eventual “pulo” para fora de Aguinaldo.

Interlocutores dizem que é um recado do governo para dizer que não está “morto”e, principalmente, refém. Quem tem opções para a vaga. Afinal, o Republicanos, Centrão da Paraíba, já empenhou apoio a Azevêdo e, se for beneficiado, vai topar qualquer coisa.

Por outro lado, alguns entendem que Aguinaldo também não estaria numa situação tão boa, assim, e deve aceitar.

Sem a aliança com João, ficaria isolado com a irmã, Daniella Ribeiro (PSD), Cícero (Progressistas), prefeito de João Pessoa, e alguns aliados, incluindo os últimos partidos, desnutridos eleitoralmente, que estão sendo comandados por aliados dele. Nesse pacote estão, principalmente, o Avante de Dinho e o Solidariedade de Eduardo Carneiro.

Fora do governo, só tem como opção a própria reeleição e a remota antecipação da candidatura de Daniela a governadora já este ano.

Não terá nenhum outro “grupo político” junto. Nem os Cunha Lima, onde já o considerado um “traidor” por causa da saída traumatizante de Romero Rodrigues, agora PSC.

Galdino já disse que topa tudo. Só preciso lembrar que se entrar na chapa nessa posição não poderá votar em Efraim, como prometeu.