CGU vê sobrepreço de R$ 3 milhões em máquinas adquiridas pela CodevasfO Antagonista

Uma auditoria da CGU detectou ocorrência de sobrepreço em dez máquinas compradas pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), diz O Globo. As aquisições, de pás carregadeiras, retroescavadeiras e motoniveladoras, foram feitas com recursos do orçamento secreto.

“Há casos de licitações específicas nos quais os preços registrados foram significativamente superiores à média, indicando a ocorrência de sobrepreço em 10 destas contratações (9,52%), culminando num sobrepreço de R$ 3.329.977,00“, diz o relatório do órgão de controle.

Na conclusão, a CGU recomendou à autarquia repactuar os valores das compras desses equipamentos ou, caso elas tenham sido já efetivadas, buscar “a restituição dos valores pagos” a mais.

Ao analisar o orçamento da estatal, o órgão constatou o crescimento exponencial da destinação de emendas parlamentares para a Codevasf, dominada por apadrinhados do Centrão. Parte significativa delas foi reservada por meio do chamado orçamento secreto, conhecido pela sigla RP-9.

De acordo com o relatório, as emendas parlamentares correspondiam a 14% do orçamento de investimentos da estatal em 2014 e passaram a representar uma fatia de 80% em 2020.