Usuários notificam Twitter contra uso irregular de suas contas em denúncias na plataformaLauro jardim

Twitter | Reprodução

Um grupo com 20 usuários de destaque no Twitter, incluindo influenciadores digitais e jornalistas, enviou nesta segunda-feira uma notificação extrajudicial para a representação brasileira do Twitter com um pedido de explicações e providências sobre o uso indevido de suas contas na elaboração de denúncias contra outros utilizadores da plataforma.

LEIA MAIS: Justiça estipula multa diária de R$ 100 mil caso Telegram e Signal não corijam irregularidade

Representados pelos advogados Flávio Siqueira Júnior e Gabriel Dantas, os usuários indicam que as próprias contas foram usadas por terceiros durante o preenchimento de um formulário destinado ao comando do Twitter, por meio do qual se pode reportar atividades que violem as regras do serviço.

Uma das informações requeridas nesse formulário é a conta do autor da denúncia: as 20 pessoas que notificam a empresa alegam terem sido incluídas nesse campo como denunciantes sem que, de fato, tivessem optado por fazer quaisquer denúncias.

Estão incluídos no grupo o movimento Sleeping Giants Brasil, cuja atuação visa desmonetizar páginas que veiculam notícias falsas e discurso de ódio e as jornalistas Carla Vilhena, Mariliz Pereira Jorge, Cristina Tardáguila, entre outros profissionais da imprensa.

Os advogados solicitam que o Twitter forneça detalhes das ocorrências, em que os usuários foram tidos erroneamente como denunciantes, e bloqueie o uso indevido do formulário em questão. O documento destaca possíveis violações ao Marco Civil da Internet e à Lei Geral de Proteção de Dados envolvidos no episódio, que ficou conhecido pelo nome de “fake denúncia”.

RELEMBRE: A eleição deste ano já é o segundo assunto mais debatido nas redes sociais