Governo tenta emplacar assessor de Queiroga na diretoria da AnvisaO Antagonista

Uma das diretoras da Anvisa, Cristiane Jourdan Gomes, tenta prorrogar seu mandato no órgão regulador enquanto o governo trabalha para emplacar Daniel Meirelles, assessor de Marcelo Queiroga, em seu lugar, diz a Folha.

A ideia de Gomes é só deixar a agência em 4 de novembro de 2025, apesar de o fim de seu mandato estar marcado para o próximo dia 24 de julho. Ela argumenta que o governo errou ao interpretar a nova lei das agências reguladoras e fixar o tempo de sua gestão.

O nome de Meirelles foi sugerido por Jair Bolsonaro no pacote de 21 indicações para agências e autarquias, anunciado na última segunda-feira.

Nesta terça-feira (5), a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou o nome de Meirelles sem nenhuma pergunta feita ao candidato.

O órgão ligado à AGU afirma que o mandato de Gomes deveria ser de cinco anos. A interpretação atual é de que ela deveria ficar na agência apenas durante o tempo que restava do mandato de Antonio Barra Torres, que deixou em 2020 uma cadeira de diretor para se tornar presidente da agência.