João Pessoa registra chuvas acima da média histórica neste mês de marcoPBAGORA

São as águas de março. João Pessoa registrou chuvas acima da média histórica durante o mês de março. De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgados esta semana, a capital paraibana registrou de 239,5 milímetros de chuvas, 68 mm acima do histórico, verificado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que é de 171,5 mm.

O Cemaden e o Inmet emitiram vários alertas durante o período de chuvas, mas não foram registradas ocorrências graves na capital, segundo a Defesa Civil.

De acordo com os dados do Cemaden, coletados dos pluviômetros instalados em sete bairros de João Pessoa no mês de março, a região da cidade com maior índice de chuvas foi o Centro, com o acumulado de 317,4 mm, seguido de Manaíra, que registrou 309,4 mm. Já o bairro onde choveu menos foi o Cristo Redentor, com um acumulado de apenas 61,2 mm.

E a previsão é de mais chuvas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas amarelos com perigo potencial de chuvas intensas e acumulado de chuvas para 70 cidades da Paraíba. O aviso de acumulado de chuvas vale até a tarde desta quarta-feira (06).

De acordo com os alertas, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia com ventos intensos (40-60 km/h). O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, pequenos deslizamentos e de descargas elétricas é baixo.

O órgão orienta aos moradores que em caso de rajadas de vento, evitem se abrigar debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, deve-se evitar enfrentar o mau tempo e observar as alterações nas encostas. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Redação