FPF-PB confirma VAR para os dois jogos entre Botafogo-PB e Campinense, pela final do Campeonato Paraibano 2022Jornal da Paraiba

A grande final do Campeonato Paraibano Pixbet 2022, entre Botafogo-PB e Campinense, que começa a ser decidida neste sábado, às 16h, no Estádio Almeidão, entrará para a história do futebol da Paraíba. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou o pedido da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) e, além de arbitragem Fifa para os confrontos entre Belo e Raposa, os dois jogos da decisão do estadual contará com o recurso do árbitro de vídeo, o famoso VAR, que será usado pela primeira vez no campeonato estadual da Paraíba desde sua implementação no futebol brasileiro, em 2018.

Apesar de ser a primeira vez que o VAR será usado no Campeonato Paraibano desde que foi aprovado pela Fifa, em 2016, o recurso já esteve presente em outras oportunidades em competições disputadas por clubes paraibanos. Em 2019, na final da Copa do Nordeste entre Botafogo-PB e Fortaleza, o árbitro de vídeo foi utilizado pela primeira vez na Paraíba. Já na última temporada, tanto no quadrangular do acesso da Série C do Brasileirão, disputado pelo Belo, quanto na final da Série D, jogada pela Raposa, o VAR também esteve presente.

Além do árbitro de vídeo, o primeiro jogo da decisão do Campeonato Paraibano entre Botafogo-PB e Campinense também terá arbitragem do quadro da Fifa. Rodolpho Toski Marques, do Paraná, apitará o jogo, auxiliado por Brígida Cirilo Ferreira, de Alagoas, e Fernanda Nândrea Gomes Antunes, de Minas Gerais. Ruthyana Medeiros Camila da Silva, da Paraíba, será a árbitra reserva, e Flávia Renally Costa Faustino da Silva, também da Paraíba, será a árbitra assistente reserva.