Câmara tem nova sessão para votar PEC kamikazeO Antagonista

A Câmara dos Deputados abriu uma sessão, na tarde desta terça-feira (12), para tentar votar em dois turnos a PEC kamikaze, que libera um pacote de benefícios fiscais de R$ 41,2 bilhões, a três meses da eleição. Esta é a segunda vez que o plenário tenta votar a matéria.

Apesar de polêmica e poder ajudar a impulsionar a candidatura de Jair Bolsonaro nos meses finais da campanha presidencial, o texto deve ser aprovado. O problema é o alto quórum necessário para aprovar uma PEC – de 308 votos favoráveis, em duas votações.

Na última quinta-feira (7), o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) chegou a colocar a matéria em pauta. O baixo quórum, no entanto, fez com que o alagoano retirasse a votação da pauta, uma vez que seu risco de derrota se tornaria maior.

A intenção é aprovar e promulgar o texto ainda essa semana, para que os novos benefícios sejam pagos em agosto, junto ao início da campanha eleitoral.

Assista:

Mais cedo, em um teste para o quorum, a Câmara aprovou, em 1º turno, a PEC que estabelece um piso para salarial para funcionários a enfermagem.