Promotor arquiva pedido de investigação de show de Daniela Mercury no 1º de MaioO Antagonista

Ricardo de Barros Leonel, promotor do Patrimônio Público e Social em São Paulo, decidiu nesta quinta-feira (14) arquivar pedidos de investigação do pagamento do “showmício” de Daniela Mercury a favor de Lula (foto) no 1º de Maio na capital paulista, informa o Estadão.

O procedimento havia sido aberto por iniciativa da própria Promotoria, e a decisão de Leonel será agora encaminhada ao Conselho Superior do Ministério Público, para homologação.

O promotor alegou que não existe “justa causa” para a instauração de um inquérito civil. Segundo ele, “não há indicação (…) de prática de possível ato de improbidade administrativa, com enriquecimento ilícito, danos ao erário ou mesmo violação de princípios da administração pública, por parte de qualquer agente público”.

Leonel, no entanto, determinou o envio de cópias do procedimento para a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo. Segundo ele, a cantora “aparentemente descumpriu cláusula contratual efetuando manifestação de conteúdo político em apoio ao pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que compareceu à apresentação”.

A apuração agora arquivada foi aberta pelo MP em maio, dias após o show de 1º de Maio organizado pelas centrais sindicais na praça Charles Miller. A legislação eleitoral proíbe a realização de showmícios —e, como publicamos, Daniela receberia R$ 100 mil da prefeitura de São Paulo, conforme informação divulgada pelo Diário Oficial.

Após o caso vir à tona, a empresa que representa a cantora pediu em ofício enviado à Secretaria Municipal de Cultura o cancelamento do contrato e do consequente pagamento.