As orientações do marqueteiro de Lula aos filiados e militantes do PTBlog do Noblat

Numa reunião fechada com lideranças e militantes do PT na quarta-feira, num hotel em Brasília, o marqueteiro de Lula, Sidônio Palmeira, exibiu projeções numa tela grande com orientações para a campanha.

Estavam ali as principais linhas, estratégias e argumentos a serem usados a favor do candidato. Eram imagens de Lula com diagnósticos, atributos, realizações e propostas. O Blog do Noblat teve acesso a imagens da apresentação de Sidônio.

O coordenador de comunicação da campanha, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, também participou. Ele falou da dificuldade de disputar as redes sociais com os bolsonaristas.

Nas projeções, para enfrentar possível prejuízo eleitoral com a PEC dos Auxílios, promulgada ontem, o marketing da campanha enfoca o Bolsa Família, como mostra a imagem acima. Com o seguinte texto:

“As realizações e conquistas mais emblemáticas do presidente Lula no comando do país. Vamos relembrar o seu legado a partir de perspectivas emocionais e quantitativas” – diz o material de campanha.

Nos “atributos” de Lula, como na imagem abaixo, o PT quer mostrar que o petista tem “compromisso com o povo”, “tem experiência e sabe governar” e “conhece e vivenciou na pele os problemas do povo”.

Uma das telas traz números dos impulsionamentos dos adversários de Lula – Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Malu Tebet – nas redes sociais nos últimos 90 dias.

Foi exibida uma mensagem sobre Geraldo Alckmin, apresentado como quem “simboliza a ampliação e ajuda a quebrar resistências”. E recomenda:

“Vamos seguir ampliando na política e na comunicação via pontos de interseção com os ‘diferentes’: a economia, a democracia, a família, o respeito à vida etc”.

Edinho Silva falou sobre as dificuldades que o PT tem de enfrentar bolsonaristas nas redes.

“Há dez anos eles constroem uma rede do mal. Entendo a ansiedade dos parlamentares, mas não temos como concorrer em redes sociais” – disse Edinho Silva, que afirmou qual a saída, e citou o que chamou de “rede orgânica robusta” petista.

O prefeito se referia à militância nas ruas e dos movimentos sindicais e sociais.

Sidôneo reforçou a dificuldade do enfrentamento dos bolsonaristas nas redes. Ele falou que como os petistas não usarão fake news e nem robôs nas suas mobilizações na internet.

“A mentira é um ativo de quem não tem ética. Não tem compromisso com nada, inventam as coisas” – disse Sidôneo.

No encontro com os militantes, os coordenadores da campanha de Lula citaram algumas vezes o apoio da cantora Anitta a Lula. Estão exultantes. E listaram alguns nomes de outros influenciadores que podem colaborar. A audiência dessas pessoas é a esperança para não deixar Bolsonaro sozinho nas redes.

Um consenso no comando da campanha de Lula é que a economia será o foco para tentar superar Jair Bolsonaro. É acentuar material sobre a inflação, a miséria, a fome, o desemprego. O comportamento do governo no combate à Covid será lembrado, mas não será assunto central.

Os petistas vão tentar minimizar possível ganho eleitoral de Bolsonaro com PEC dos Auxílios – a PEC Eleitoral ou da Reeleição – lembrando que Lula é o presidente que, de fato, tem mais preocupação com os pobres. E vão lembrar com ênfase o Bolsa Família.

A violência política também foi citada. O atentado contra o Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu, é visto como o principal fato político da campanha até agora. A orientação é evitar confusão, mas não abandonar a rua.