Emlur transforma pontos de descarte irregular de resíduos em jardinsPBAGORA

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está transformando pontos de descarte irregular de resíduos em jardins. Na região dos bairros João Agripino e Brisamar, a Emlur identificou três áreas de descarte irregular de materiais, prática ilícita e punível com multa de R$ 18.944 – quantia equivalente a 400 Unidades Fiscais de Referência (Ufir).

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, afirma que a coleta de resíduos em “pontos de lixo” já faz parte da rotina de trabalho da Emlur. “Em muitas áreas da cidade, há a prática de descarte irregular, com o descarregamento de resíduos da construção civil ou diversificados, seja por carroceiros ou caminhões, infelizmente. Muitas vezes, é feita a coleta e, no outro dia, já há resíduos novamente”, lamenta o gestor.

Ele destaca que o problema é de saúde pública e conta com o apoio da população no combate à prática. “As pessoas precisam mudar a mentalidade e nos ajudar na preservação ao meio ambiente. A Emlur faz diversos tipos de coleta diariamente, em toda João Pessoa. Não há necessidade de descartar materiais de qualquer jeito e em qualquer lugar. Só é preciso entrar em contato conosco por nossos canais de atendimento”.

A engenheira da Emlur, Raissa Fernandes, identificou os três locais nos bairros de João Agripino e Brisamar, todos próximos, e teve a ideia de transformá-los em jardins. “Os agentes sempre limpavam os locais, que são área de mata, mas o descarte irregular não parava. Inclusive, já constatamos a queima dos resíduos por quem fazia a prática irregular, o que é muito nocivo ao meio ambiente”.

Raissa Fernandes explica que, após os serviços de limpeza, os agentes colocaram areia vegetal para nivelar as áreas, reaproveitaram pneus recolhidos pela Emlur e pintaram para dar cor ao jardim. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) contribuiu com a disponibilização de mudas de árvores nativas.

A Divisão de Fiscalização da Emlur participou da ação com a presença dos agentes para evitar o descarte irregular de resíduos nos locais. Os agentes fiscais percorrem toda João Pessoa, verificando condutas irregulares quanto ao descarte de resíduos, bem com constatam as situações denunciadas à Emlur.

A população pode denunciar o descarte irregular de resíduos pelos telefones 3213-4237 e 3213-4238 e pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma ‘Prefeitura Conectada’. É possível enviar fotos e vídeos para identificar quem pratica os atos ilícitos.

PB Agora