"Sabatinas de Dino e Gonet devem durar até à noite", diz senador Veneziano sobre escolhas para o STF e PGRClickPB

O senador e vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), disse em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (13), que as sabatinas de Flávio Dino, indicado ao Supremo Tribunal Federal, e Paulo Gonet, indicado à chefia da Procuradoria-Geral da República na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) devem ser longas e durar até à noite.

“Nós estamos acompanhando as sabatinas dos indicados para o STF. Deverão ser sabatinas que se prolongarão até o início da noite. Independente do resultado da CCJ, necessariamente, os dois nomes serão votados lá no plenário do Senado Federal. Ambos fizeram o que a praxes sugere, expondo o currículo e suas experiências, ambos as possuem e deveremos ter uma longa sessão na CCJ e no plenário à noite”, disse como acompanhou o ClickPB. 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi indicado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Dino é ex-juiz federal. Foi governador do estado do Maranhão e senador.

Dino é o segundo candidato a ministro do Supremo indicado por Lula em seu terceiro mandato presidencial. O primeiro foi Cristiano Zanin, aprovado pelo Senado por 58 votos a 18 em junho.

Para conseguir aprovação é necessário mais de 50 votos no Plenário já que são necessários 41 apoiamentos para garantir a aprovação. A sabatina é conjunta e que cada senador terá 10 minutos para fazer questionamentos aos dois indicados.