Setor de serviços da Paraíba tem 2ª maior alta do paísPortal T5

O volume do setor de serviços na Paraíba apresentou a segunda maior alta do país em outubro, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado registrou um expressivo crescimento de 5,1% em relação ao mês anterior, ficando atrás apenas do Acre, que liderou com 6,6%.

A performance estadual vai de encontro à média nacional, que experimentou uma queda de 0,6% no mesmo período, com 12 estados brasileiros registrando recuo nos serviços.

Ao analisar o mesmo mês do ano anterior, a Paraíba também se destacou, apresentando um crescimento de 7,1% no setor de serviços. Esse índice posiciona o estado como a segunda maior expansão do Nordeste, enquanto a média nacional registrou nova queda de 0,4%.

Em termos acumulados, de janeiro a outubro deste ano, a taxa de crescimento do setor de serviços na Paraíba mantém-se acima de dois dígitos, atingindo 10,6%. Esse resultado coloca o estado como o de maior índice nos nove Estados do Nordeste e o quarto maior crescimento a nível nacional, ficando atrás apenas de Mato Grosso (16,9%), Paraná (11,7%) e Tocantins (11,4%), enquanto o país cresceu 3,1% no mesmo período.

No âmbito das atividades específicas, os serviços profissionais, administrativos e complementares e os prestados às famílias exerceram contribuições positivas sobre o volume total de serviços em outubro de 2023. Destacaram-se segmentos como locação de automóveis, serviços de engenharia, agências de viagens, serviços de bufê e hotéis.

A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE passou por atualizações em 2023, incluindo a seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e atividades, e alterações metodológicas para refletir mudanças econômicas na sociedade. Esses dados fornecem indicadores cruciais para compreender o comportamento conjuntural do setor de serviços no país e nos estados, sendo essencial para o acompanhamento da economia nacional.

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