O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Ari Reis, confirmou na manhã deste sábado (4) o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado.
O paciente é um homem de 32 anos, natural do município de Baraúna. Ele procurou o Hospital Regional de Picuí após relatar ingestão de bebida alcoólica nos últimos três dias e apresentar sintomas compatíveis com o quadro de intoxicação.
De acordo com o secretário, o homem foi encaminhado imediatamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade e, em aproximadamente uma hora, será transferido para a UTI do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, onde seguirá em acompanhamento especializado.
Reis informou que todas as equipes da Secretaria de Estado da Saúde estão mobilizadas para monitorar a situação. O gestor divulgou a atualização por meio de vídeo publicado nas redes sociais.
Alerta nacional
O caso surge em meio à preocupação do Ministério da Saúde com a circulação de bebidas adulteradas. Até esta sexta-feira (3), a pasta registrava 113 notificações de possíveis intoxicações por metanol em todo o país, das quais 11 foram confirmadas e 102 permaneciam em investigação. As ocorrências se concentram nos estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Imagem: Reprodução
Esta é a primeira suspeita em análise na Paraíba.
Com informações de paraiba.com.br



