O Banco Central informou nesta sexta-feira (3) que a regulamentação do Pix Parcelado será divulgada apenas na última semana de outubro, após a ferramenta ter sua estreia inicialmente prevista para setembro.

A modalidade permitirá que o pagador divida um Pix em prestações, mesmo sem limite disponível no cartão de crédito. Segundo a autoridade monetária, a primeira etapa da norma estabelecerá uma padronização do produto, com o objetivo de aperfeiçoar a experiência do usuário.

As soluções de crédito ou parcelamento já oferecidas por instituições financeiras continuarão valendo, desde que não contrariem as novas regras.

Próximos passos

No início de dezembro, o BC pretende apresentar detalhes operacionais e diretrizes sobre como o consumidor contratará o crédito associado ao Pix e efetuará o pagamento das parcelas. Após essa publicação, haverá um período para que bancos e instituições de pagamento se ajustem às exigências.

Fórum Pix

O adiamento e o novo cronograma foram oficializados durante reunião do Fórum Pix, comitê consultivo permanente que reúne cerca de 300 representantes do sistema financeiro e da sociedade civil para auxiliar o BC na definição de regras do sistema de transferências instantâneas.

Medidas de segurança

O Banco Central anunciou ainda que, a partir deste sábado (4), bloqueará chaves Pix registradas pelas instituições como envolvidas em golpes ou fraudes. A medida busca reforçar a segurança da plataforma.

Com informações de Agência Brasil