Um homem de 32 anos, natural de Baraúna, morreu na tarde deste sábado (4) no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, após apresentar suspeita de intoxicação por metanol.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, o paciente sofreu três paradas cardíacas e não resistiu, mesmo após receber atendimento intensivo e antídoto específico. O óbito foi confirmado pelo gestor em contato com a imprensa.

O homem chegou inicialmente ao Hospital Regional de Picuí com sintomas compatíveis com envenenamento, relatando ingestão de bebida alcoólica nos três dias anteriores. Em seguida, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Trauma de Campina Grande, onde apresentou piora progressiva.

Depósito interditado e bebidas apreendidas

Após a notificação do caso, a Vigilância Sanitária interditou o depósito onde a vítima teria consumido a bebida, em Baraúna, e a Polícia Civil apreendeu os destilados para análise.

Exame deve sair em 48 horas

O Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) analisa amostras da bebida para confirmar a presença de metanol; o resultado está previsto para ser divulgado nas próximas 48 horas.

Grupo de trabalho e investigação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) criou um Grupo de Trabalho (GT) para reforçar a fiscalização de bebidas alcoólicas adulteradas. Participam da força-tarefa a Agevisa, Procon Estadual, IPC, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-JP) e a Polícia Civil. A primeira reunião presencial está marcada para segunda-feira (6).

Paciente suspeito de intoxicação por metanol morre em hospital de Campina Grande - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Segundo Ari Reis, amostras da bebida já foram coletadas e a investigação sobre possível contaminação por metanol segue a cargo da Polícia Civil e da Agevisa.

Orientação à população

A SES orienta que a população evite bebidas de procedência desconhecida e procure atendimento médico imediato ao apresentar sintomas como náusea, vômito, dor abdominal, alterações visuais ou desorientação.

Com informações de MaisPB