A Toyota do Brasil anunciou nesta sexta-feira (3) que retomará a fabricação de veículos no país em 3 de novembro, nas plantas de Sorocaba e Indaiatuba, ambas no interior de São Paulo.
As três linhas de produção da montadora estavam paradas desde 22 de setembro, quando um vendaval danificou parte das instalações de Porto Feliz, onde são montados os motores. Essa unidade segue sem previsão de reabertura.
Nessa primeira fase, os veículos serão montados com motores e componentes importados de outras fábricas do grupo. A companhia produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, destinadas tanto ao mercado interno quanto à exportação. O planejamento para novembro e dezembro inclui recuperar o volume de híbridos que deixou de ser fabricado entre 23 de setembro e 31 de outubro.
Com o retorno em Sorocaba e Indaiatuba, o regime de suspensão temporária de contratos (lay-off) será aplicado somente aos funcionários de Porto Feliz. Os empregados das duas fábricas que voltarão à ativa devem se apresentar em 21 de outubro, após o fim das férias emergenciais.
Imagem: Internet
A montadora prevê retomar, em janeiro de 2026, a produção de veículos com motores convencionais para atender aos mercados brasileiro e externo. A linha incluirá Corolla, Corolla Cross e o Yaris Hatch, este último destinado exclusivamente à exportação. A data de lançamento do novo Yaris Cross ainda não foi definida.
Com informações de Agência Brasil



