O ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSB), anunciou que disputará uma das 12 vagas da Paraíba na Câmara dos Deputados em 2026 e declarou contar com articulação em “quase 100 cidades” do estado. A informação foi dada em entrevista publicada nesta terça-feira (16) pelo portal Polêmica Paraíba, abrindo série com pré-candidatos ao pleito federal.

Trajetória até a decisão

Tyrone recordou que iniciou a carreira eleitoral em 2006, foi eleito prefeito de Sousa em 2008, preferiu não concorrer à reeleição em 2012, retornou ao Executivo municipal em 2016 e conquistou novo mandato em 2020, obtendo maioria de 15 mil votos. Segundo ele, essa experiência administrativa de 12 anos o motivou a buscar espaço no Legislativo nacional.

“O Congresso carece de gestores que saibam alocar recursos”, afirmou, ressaltando ainda a intenção de fortalecer pautas progressistas, como combate às desigualdades e ampliação de políticas sociais.

Permanência no PSB

O pré-candidato garantiu que disputará pelo PSB. Declarou-se alinhado ao histórico do partido e ao governador João Azevêdo, atual presidente da sigla no estado. “Não existe razão para mudar de legenda”, enfatizou.

Rede de apoios

Sobre alianças, Tyrone informou possuir interlocução em quase 100 municípios, abrangendo Sertão, Alto Sertão, Vale do Piancó, Brejo, Cariri, Curimataú, litoral e grandes centros como João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. O objetivo, disse, é ser votado nos 223 municípios paraibanos.

Programas implantados em Sousa

O ex-gestor citou iniciativas municipais que pretende apresentar como “cartão de visitas” na campanha:

Pão na Mesa, com entrega diária de 26 mil pães; Terceira Refeição, que distribui 3 mil jantares; Café Solidário, benefício financeiro mensal a famílias de baixa renda; além de um banco municipal que concede crédito sem juros, o programa Viva Água para abastecimento rural, a pavimentação de 500 ruas e a construção de quase 3 mil casas.

Falta de representação de Sousa

Tyrone lamentou que Sousa, cidade considerada polo do Sertão, esteja sem representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, situação que pretende reverter. Ele lembrou nomes como Mariz, Marcondes e Inaldo Leitão, ex-congressistas da região, e assegurou que buscará “retomar esse protagonismo” em Brasília.

Apoio ao governo estadual

Na disputa pelo Executivo estadual, o grupo político do pré-candidato apoia Lucas Ribeiro, vice-governador, como continuidade da gestão João Azevêdo. Tyrone disse que fará campanha “com muito vigor” pelo correligionário.

Bandeiras no Congresso

Se eleito, o ex-prefeito promete priorizar: combate à desigualdade social, melhoria da educação pública, ampliação da resolutividade da saúde, fortalecimento dos municípios e defesa de pautas específicas da Paraíba, especialmente do Sertão.

A pré-campanha, de acordo com Tyrone, já está em curso há mais de um ano, com viagens frequentes e encontros em diversas regiões do estado. “Gosto do contato com a população e do debate”, concluiu.

Com informações de Polemicaparaiba