Novas unidades da Petrobras e subsidiárias aderiram nesta terça-feira (16) à greve nacional dos petroleiros, iniciada na véspera e por tempo indeterminado em todo o país.
De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (RS), passou a integrar o movimento, assim como três instalações no Ceará: a Fábrica de Lubrificantes do Nordeste (Lubnor), a Termoceará e o terminal marítimo de Macuripe, em Fortaleza.
No Rio Grande do Norte, trabalhadores da Usina Termelétrica do Vale do Açu cruzaram os braços nesta terça. A federação informou ainda que médicos que atuam nas áreas de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) da companhia também aderiram à paralisação.
Na Bahia, houve reforço de pessoal na Usina de Biodiesel de Candeias. No litoral norte fluminense, já são 22 plataformas da Bacia de Campos entregues às equipes de contingência da Petrobras, segundo a entidade sindical.
Situação nas bases operacionais
Com as novas adesões, a FUP calcula que a paralisação atinge oito refinarias, 24 plataformas marítimas, dez unidades da Transpetro, quatro termelétricas, duas usinas de biodiesel, os campos terrestres da Bahia, a Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTGCAB), em Macaé (RJ), e a Estação de Compressão de Paulínia (TBG), no interior paulista.
Reivindicações
Os petroleiros condicionam o encerramento da greve à apresentação, pela direção da Petrobras, de uma nova contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho. A categoria elenca três pontos principais:
- Distribuição considerada justa da riqueza gerada pela empresa;
- Fim dos equacionamentos do fundo de pensão Petros;
- Reconhecimento da pauta “Brasil Soberano”, que exige suspensão de privatizações e de demissões na área de Exploração e Produção.
Segundo a FUP, a mobilização permanece aberta, sem prazo para terminar, até que haja avanço nas negociações.
Posição da companhia
A reportagem procurou a Petrobras para comentar a ampliação da greve e os próximos passos da negociação, mas a estatal não respondeu até o fechamento desta matéria.
Com informações de Agência Brasil



