A administração do prefeito Gerfeson Carnaúba (PSB) em São Bento, no Alto Sertão da Paraíba, completa o primeiro ano com aprovação de 86,5% dos moradores do município. O índice foi apontado em levantamento realizado pelo instituto Opinião Pesquisas e divulgado na noite de quinta-feira (18) pelo Portal MaisPB e pelo Programa Hora H, da Rede Mais.
Entre os entrevistados, 7,5% desaprovam a condução do Executivo municipal, enquanto 6% optaram por não responder ou disseram não saber avaliar.
Percepção da qualidade do governo
Quando convidados a qualificar a gestão, 37,9% classificaram o desempenho como ótimo e 45% como bom. Outros 13,8% consideraram a atuação regular. Já 1,5% a avaliaram como ruim e 0,8% como péssima. O grupo que não opinou corresponde a 1% do total consultado.
Confiança para o restante do mandato
A pesquisa também mediu as expectativas em relação aos próximos anos. Para 85,1% dos participantes, a administração deve permanecer em bom nível até 2028. Outros 3,3% não depositam confiança nisso. Há ainda 8,8% que responderam “depende/talvez” e 2,8% que não souberam opinar.
Contexto político
Gerfeson Carnaúba foi eleito em 2024 com 53,46% dos votos válidos e sucedeu o aliado Jarques Lúcio (PSB). O socialista chega ao fim do primeiro ano de mandato mantendo maioria expressiva de aprovação, segundo o estudo divulgado.
Metodologia do levantamento
Contratada pela Rede Mais, a sondagem do instituto Opinião ocorreu nos dias 16 e 17 de dezembro de 2025 e ouviu 400 eleitores de São Bento. A margem de erro máxima é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 90%.
Na área urbana, as entrevistas foram distribuídas pelos bairros Belarmino Lúcio, Bosque dos Piranhas, Centro, Cícero Dias I, Cícero Dias II, Colinas do Sul, Dão Silveira, Herculano, Portal, Rua do Rio, São Bentinho, São Bernardo, São José, Sudene e Vieirópolis. Na zona rural, os pesquisadores visitaram as comunidades Alto do Cipó, Barra de Cima, Jenipapo, Riachão, São Bento de Baixo, Terra Nova, Várzea Grande e Xique-Xique.
Com o resultado, o prefeito consolida apoio expressivo logo no início do mandato, segundo a aferição estatística.
Com informações de Maispb




