João Pessoa (PB), 19 de dezembro de 2025 – A paraibana Andreza Lima dos Santos, de 27 anos, conquistou nesta terça-feira (16) a primeira Carteira Nacional de Habilitação emitida no país pelo novo modelo que dispensa a obrigatoriedade de aulas em autoescola. O documento foi gerado no Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), e marca o início oficial do sistema que promete reduzir custos e tempo de formação de condutores.
Segundo Andreza, o alto valor cobrado anteriormente foi o principal motivo para nunca ter iniciado o processo de habilitação. “O custo da habilitação era muito alto, e o tempo também pesava. Para quem trabalha, ficava muito complicado”, relatou. Moradora da capital paraibana após deixar o interior do estado em busca de emprego, ela é mãe de dois filhos e utilizou o celular para cumprir as etapas iniciais do novo procedimento.
No formato recém-lançado, as duas primeiras fases – que englobam cadastro, envio de documentos e curso teórico – podem ser concluídas on-line. Andreza realizou essas etapas em casa e, com o certificado digital em mãos, agendou a prova prática diretamente com o Detran-PB. A candidata foi aprovada no primeiro exame. “Com o novo processo, muita coisa foi adiantada pelo aplicativo. Para quem não tem condições, esse modelo vai ser o ideal. É um marco na história”, afirmou.
Medida provisória muda regras da CNH
A emissão da chamada “CNH do Brasil” foi viabilizada pela medida provisória que retirou a exigência de carga horária mínima em autoescola e disponibilizou, gratuitamente, o conteúdo teórico em aplicativo oficial. O Ministério dos Transportes estima queda de até 80% no custo final para o futuro motorista e redução considerável na burocracia.
Entre as novidades, o interessado pode optar por instrutor autônomo credenciado ou utilizar veículo particular nas aulas práticas, cujo mínimo passou de 20 para 2 horas. As provas práticas permanecem presenciais, assim como o exame médico e a coleta biométrica. Quem não for aprovado na primeira tentativa terá direito a uma segunda avaliação sem custo adicional.
Outra mudança relevante é a eliminação do prazo máximo de um ano para conclusão do processo, além da possibilidade de renovação automática e gratuita da carteira para quem não registrar infrações em 12 meses e estiver no Registro Nacional Positivo de Condutores.
Adoção na Paraíba
Desde o lançamento do aplicativo “CNH do Brasil” e a assinatura da medida provisória, 14.353 paraibanos já solicitaram a abertura de processo para obtenção da carteira no novo formato. O ministro dos Transportes, Renan Filho, acompanhou a implantação do sistema no Detran-PB no mesmo dia em que Andreza recebeu o documento pioneiro.
Com a primeira carteira entregue em João Pessoa, o governo federal avalia expandir rapidamente o modelo para todo o país, com a expectativa de facilitar o acesso de trabalhadores de baixa renda à habilitação.
Com informações de G1



