A Paraíba assumiu a liderança nacional em custo de energia elétrica, conforme os números atualizados do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento, divulgado recentemente, indica que o estado apresenta a tarifa média de energia mais baixa do Brasil, superando as demais 26 unidades federativas.

O indicador avalia a tarifa média com impostos aplicada aos consumidores comercial, residencial, industrial e rural. Para chegar ao resultado, o CLP utiliza dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pondera o peso de cada classe no consumo total de eletricidade.

Na composição final, as tarifas residencial e industrial praticadas na Paraíba apresentaram os menores valores do país, fator que se converte em diferencial competitivo para empresas que buscam novos locais de operação e, ao mesmo tempo, em alívio no orçamento das famílias paraibanas.

Impacto econômico

De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins, o preço da energia é decisivo na hora de definir a instalação de um empreendimento. “Quando a tarifa praticada em determinado estado fica abaixo da média nacional, há redução do custo de produção e incremento na margem de lucro das empresas, além de maior capacidade de atrair novos players do mercado”, explicou o secretário.

Reconhecimento da gestão

Considerado uma das métricas de desempenho público mais respeitadas do país, o Ranking de Competitividade do CLP analisa uma série de indicadores socioeconômicos, fiscais e de infraestrutura. Em 2025, além do primeiro lugar em custo de energia, a Paraíba manteve-se como o estado mais competitivo do Nordeste e avançou para a 11ª posição no quadro geral do levantamento.

O resultado reforça a percepção de que tarifas de energia mais baixas podem impulsionar a atração de investimentos e contribuir para a saúde financeira das famílias, colocando a Paraíba em posição de destaque no cenário nacional.

Com informações de Paraiba