O vereador João Almeida (PDT) afirmou, nesta terça-feira (7), que o Centro Histórico de João Pessoa corre o risco de virar “um grande museu” se não houver políticas públicas para estimular a presença contínua de moradores, turistas e empreendedores na região.

O pronunciamento foi feito durante sessão da Câmara Municipal de João Pessoa e surgiu após comentários do vereador Marcos Henriques (PT). Almeida disse que a prioridade deve ser atrair pessoas e atividades econômicas, ressaltando que aproximadamente 250 imóveis no entorno histórico poderiam receber projetos culturais e iniciativas da economia criativa.

“O Centro precisa de gente circulando, não apenas de placas de museu”, resumiu o parlamentar, ao criticar o que considera excesso de propostas voltadas apenas à instalação de equipamentos museológicos na área.

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram projeto que autoriza a Prefeitura a ceder a Praça Venâncio Neiva e o Pavilhão do Chá ao Sesc/Senac. O objetivo é instalar um restaurante e um café, medida vista pelo autor da crítica como forma de “oxigenar” o centro da capital.

João Almeida reforçou que iniciativas gastronômicas, artísticas e de serviços podem garantir fluxo diário de pessoas e revitalizar o patrimônio histórico sem transformá-lo em espaço exclusivamente expositivo.

Com informações de Polêmica Paraíba