Arthur do Val, o Mamãe Falei | Lucas Lacaz Ruiz/A13
Amplamente criticado pela classe política, influenciadores digitais e usuários das redes sociais, Arthur do Val, o “Mamãe Falei”, perdeu, até domingo, apenas 1,58% dos seguidores que havia acumulado online antes da sexta-fira passada. A fuga mobilizou 55,6 mil adeptos.
O dado inédito é da consultoria Arquimedes, que analisou a debandada de assinantes nas ferramentas de comunicação oficiais do deputado estadual do Podemos a partir da divulgação do áudio em que ele diz, em meio à guerra, que mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”, entre outros impropérios. O caso custou a pré-candidatura dele ao governo de São Paulo.
OUÇA O ÁUDIO: Em meio à guerra, Mamãe Falei manda áudio sobre as mulheres da Ucrânia: ‘são fáceis porque são pobres’; ouça os áudios
De acordo com a Arquimedes, antes do episódio, Do Val somava 2.982.774 seguidores em suas contas no Facebook, Instagram e Twitter. Ficou, até agora, com 2.927.127 usuários o acompanhando online nessas três frentes — foi por meio delas que o parlamentar chegou à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) como um expoente do Movimento Brasil Livre.
A perda mais significativa foi no Instagram (25.645 seguidores a menos, restando cerca de 703 mil), seguido do Facebook (baixa de 25.587 seguidores, com cerca de 1,47 milhão remanescentes). No Twitter, apenas 4.415 usuários deixaram de acompanhar Do Val, que ainda conta com 576,8 mil seguidores no microblog.
VEJA AINDA: Podemos instaura procedimento disciplinar contra Mamãe Falei