Em confronto válido pela 5ª rodada do Campeonato Paraibano Pixbet 2026, o Atlético-PB derrotou o Nacional de Patos por 1 a 0 neste domingo (1º), no Estádio Perpetão, em Cajazeiras. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Wesley, aos 46 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta levantada por Digão.

Erro de finalização e posse de bola
Apesar de o Nacional de Patos ter mantido maior controle de bola durante grande parte do jogo, o time visitante esbarrou em diversas falhas nas conclusões. A estratégia de sair jogando desde a defesa acabou cedendo espaços ao Atlético-PB, que criou as oportunidades mais perigosas, aproveitando a velocidade dos pontas para surpreender o sistema defensivo do Canário do Sertão.

Decisão no primeiro tempo
Nos acréscimos da etapa inicial, Digão cobrou falta pela esquerda, a bola sobrou na área e Wesley ganhou no alto para cabecear, driblando o goleiro Yslan e garantindo a vantagem ao Trovão Azul antes do intervalo.

Pressão sem eficiência
Na segunda etapa, o Nacional voltou mais ofensivo, dominou novamente a posse de bola e pressionou em busca do empate, mas repetiu as imprecisões na parte final. O Atlético-PB, mais recuado, manteve a organização defensiva e aproveitou contra-ataques, criando perigo com João Braga, que parou em boas defesas de Yslan.

Polêmica e intervenção da PM
Nos minutos finais, os visitantes reclamaram de supostos toques de mão na área aos 47 e 48 minutos, mas o árbitro Tiago Ramos de Oliveira manteve sua decisão. Após o apito final, jogadores do Nacional cercaram a equipe de arbitragem, o que motivou a entrada da Polícia Militar para escoltar o quarteto até os vestiários.

Desempenho na tabela

Com o resultado, o Atlético-PB chegou a nove pontos e assumiu a 3ª posição na classificação. Já o Nacional de Patos permaneceu com oito pontos, caiu para o 5º lugar e perdeu a invencibilidade no torneio.

Próximos jogos

Atlético-PB: enfrenta o Sousa no Clássico do Sertão, sábado (7), às 17h, no Estádio Marizão, em Sousa.
Nacional de Patos: recebe o Botafogo-PB quinta-feira (5), às 20h, no Estádio José Cavalcanti.

Escalações

ATLÉTICO-PB: Filipe; Felipinho (Miro), Dorival, Wesley e Andrei Ramalho; Edgar, Juan Sanchez (Deivinho) e Digão (João Braga); Leandro, Robson (Gabriel) e Gean (Bruno Gonçalves).
Técnico: Evandro Guimarães.

NACIONAL DE PATOS: Yslan; Fabrício Recife, Gabriel, Thalison e Tadeu (Riquelme); Renan (Guto), Renê e Negrito (Vitinho); Abnner, Rogério (Rodriguinho) e Max (Pingo).
Técnico: Felipe Soares.

Arbitragem

Árbitro principal: Tiago Ramos de Oliveira (CBF)
Assistente 1: Gleydson Francisco (CBF)
Assistente 2: Adenilson de Souza Barros (FPF-PB)
Quarto árbitro: Harison Herbeth Cabral (FPF-PB)

Com informações de Jornaldaparaiba